10 Benefícios da Drenagem Linfática

Vinil Saloon Dicas, Estética , , , , , 0 Comentário

A drenagem linfática, também conhecida como massagem linfática, é uma técnica que tenta auxiliar o organismo num processo natural para eliminar as toxinas resultantes do trabalho do metabolismo e drenar os líquidos que devem ser eliminados.

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Os principais benefícios da drenagem linfática são:

1.  Desintoxica o organismo

O sistema linfático é paralelo ao circulatório e trabalha na condução de impurezas produzidas pelas células e toxinas presentes no corpo, que passam pelos vasos, gânglios linfáticos e são eliminadas pela urina.

2. Redução de Edemas

O edema nada mais é do que inchaço, que nas mulheres, por exemplo, aparece mais frequentemente. Seja por TPM, falta de exercício, alimentação desequilibrada, processo pós cirúrgico ou até mesmo fatores genéticos, o edema pode ser minimizado a partir dos movimentos da drenagem linfática.

3. Combater a retenção de líquidos

Assim como o edema, a retenção de líquido é um pesadelo, pois aumenta proporções, medidas e até o peso na balança. A drenagem ajuda e muito nesse processo de eliminar excesso de líquidos. Lembre de tomar um copão de água antes e depois da drenagem linfática, para ter um melhor resultado.

4. Redução da Celulite

Os dois tópicos acima estão muito relacionados ao aparecimento da celulite, que é aquele depósito de gordura com efeito casca de laranja. Quando você estimula a circulação sanguínea, drena a linfa que manda embora as toxinas acumuladas e elimina a retenção de liquido, consequentemente vê uma melhora no aspecto da celulite.

5. Hidratação

Hidratar a pele é um dos passos mais importantes, portanto os cremes de massagem específicos para a drenagem linfática, já contém fatores hidratantes, que repõe a umidade natural da pele e melhoram o aspecto da mesma. Uma pele hidratada constantemente, é uma pele mais jovem, que não sofrerá tanto com o envelhecimento cutâneo.

6. Pele e Cabelos mais Bonitos

Por incrível que pareça, cabelos e pele, mesmo a do rosto, tem uma melhora em aspecto e qualidade, quando se faz da drenagem linfática um hábito. Com o passar do tempo, já que estamos eliminando toxinas, o nosso organismo manda embora fatores inimigos da beleza. Portanto, a pele e os cabelos também se beneficiam da circulação sanguínea, que é estimulada paralelamente com a drenagem, os benefícios se estendem a essas outras regiões.

7. Redução de Medidas

Esse é um objetivo comum em quem procura tratamentos estéticos, porém depende de algumas variantes: a drenagem quando combinada com manobras de massagem modeladora pode ajudar na redução de medidas, mas não é uma regra. Como o inchaço e excesso de liquido são mandados embora, é possível perder alguns centímetros.

8. Queima de Gorduras

A drenagem também é capaz de acelerar o metabolismo, você sabia? Então ela pode ser uma boa aliada na queima de gorduras. Quando a gente elimina toxinas e melhora o sistema circulatório, o organismo trabalha de forma mais harmônica. Para alcançar um maior potencial, combine a drenagem linfática com exercícios físicos e boa alimentação.

9. Alivia a TPM

Durante a TPM temos uma revolução hormonal acontecendo em nosso corpo e a drenagem é capaz de minimizar os efeitos colaterais: irritabilidade, estresse, inchaço, ansiedade, depressividade. Isso porque alguns hormônios prejudicam a irrigação de sangue para o corpo todo, é como se tudo ficasse mais lento. Aí entra a drenagem, mais uma vez otimizando o funcionamento do sistema linfático e circulatório.

10. Redução do Estresse

Um dos tratamentos mais eficazes contra um grande causador do envelhecimento, que é o estresse, é a massagem, seja drenagem, seja relaxante. A drenagem também apresenta benefícios quando se fala em relaxamento e a drenagem, por envolver movimento suaves, leves e indolores, também relaxa! Peça para sua fisioterapeuta ou esteticista trabalhar nos pontos de tensão que te incomodam.

O recomendando é fazer no mínimo dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas já na primeira sessão é possível notar uma melhora visível do inchaço. Gostou? Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *